Ortognática

Quando o profissional da Ortodontia se depara com alterações na mordida que não podem ser tratadas apenas com a colocação de aparelhos, que necessitam de movimentos que vão além daqueles que podem ser realizados pelos dentes dentro do osso, estamos na verdade diante de uma diferença na formação ou no crescimento dos maxilares. Neste caso, a Cirurgia Ortognática se torna instrumento fundamental para que o Ortodontista possa restabelecer o equilíbrio funcional entre os ossos maxilares e a oclusão dentária.
Este grupo de pacientes apresenta problemas ligados principalmente à função, como dificuldade na mastigação, fala e deglutição, dores articulares, distúrbios como apnea do sono e respiração bucal, dificuldade em manter a saúde das gengivas e algum grau de queixa estética no que se relaciona ao sorriso e a proporção facial. Trata-se fundamentalmente de uma cirurgia para o restabelecimento da harmonia funcional do aparelho mastigatório, que favorece fortemente a melhora na estética facial uma vez que traz um equilíbrio às estruturas ósseas da face.
A cirurgia, no entanto, não é uma alternativa ao tratamento ortodôntico e sim uma complementação deste, uma vez que não pode ser realizada sem que haja um preparo prévio pelo ortodontista. Este preparo visa recolocar os dentes em suas verdadeiras bases ósseas, corrigindo aquilo que a natureza produziu para atenuar a diferença de crescimento entre os maxilares, mascarando a real condição estético-funcional. Durante a fase pré-operatória, o paciente vai sentir que na verdade está piorando, uma vez este preparo acentua as características faciais da deformidade e que somente serão corrigidas com a execução do procedimento cirúrgico.
Desta forma, escolhido o caminho do tratamento combinado ORTODONTIA-CIRURGIA, ou Tratamento Orto-Cirúrgico de uma Deformidade Dento-Facial, não existe tratamento alternativo ou maneira de se voltar a mordida à situação anterior, pois além do preparo durar cerca de dezoito meses (variável de acordo com o grau de deformidade), este freqüentemente envolve extrações dentárias em padrões exclusivos para aquele tipo de tratamento. É um compromisso de longa duração, cujo maior prejuízo em caso de desistência será para a dentição do paciente

Nenhum comentário:

Postar um comentário